Escola de Musica Improviso

Professores de Piano

Tiago Machado

tiago machado bw

Com formação em piano pelo Conservatório Nacional, Tiago Machado termina o seu curso com uma média final de 18 valores na disciplina específica.

Em paralelo com o Conservatório, trabalhou como músico em projectos musicais de áreas distintas, de onde se destacam artistas como Boss Ac, Gutto, Hand on Aproach, Paulo Brissos e Paula Teixeira no Pop Rock, Shout no Gospel, Charlie and the Blues Cats nos Blues, Mariza, Marco Rodrigues, Mafalda Arnauth e Mísia no Fado, Funky Messengers e Blackout no funky, sendo actualmente músico e diretor musical da banda residente de Boss AC, artista de Hip Hop.

Além de músico, Tiago apresenta-se, também, como produtor e arranjador, tendo efectuado produções de Fado : Marco Rodrigues, Mafalda Arnauth, FF e Daisy Correia, de Pop Sandra Martins (vencedora de ídolos), Sophia na música portuguesa, Chill Out para compilações tais como, “Brazil Lounge II”, “Tango?”, “Amália”, entre outras. Na área do fado electrónico produziu em 2003 o álbum de Liana “Fado.pt” e nos Blues o álbum “Charlie and the Blues Cats”.

Nos álbuns de Mariza, “Fado em Mim” e “Fado Curvo”, destacam-se os arranjos musicais dos temas compostos por si, tal como no discos de Marco Rodrigues “Tantas Lisboas”, e “Entretanto”, Mafalda Arnauth,”Terra da Luz” e Sophia “ Amor à 2ª vista”.

Além de produtor e músico Tiago trabalha também, como compositor, tendo criado obras para Mariza, como: Ó gente da minha terra (Vencedor do Urso de Prata do Festival de Cinema de Berlim) e Poetas do álbum “Fado em Mim”, “Anéis do meu cabelo”, “Retrato” e “Caravelas” do álbum “Fado Curvo” e “Desejos Vãos” do álbum “Transparente”,e agora mais recentemente temas como o “O Homem do Saldanha” , “Em água e sal” e “Valsa das paixões” no disco de Marco Rodrigues, e “Alguém me ouviu” em que participam Boss Ac e Mariza.

A nível internacional, compôs, recentemente, temas para o novo álbum de Nynke Laverman, e Daisy Correia, artistas holandesas de World Music.

Na área da televisão participou e compôs as músicas da grelha da Sic Notícias e, ainda hoje, podemos ouvir temas dos genéricos da RTP1 e RTP informação, criados por Tiago Machado.

Como músico de estúdio efectua inúmeras gravações para diferentes projectos e artistas.

Video

 


José Machado

josemachado


José Joaquim Rebelo Sérvulo Machado é pianista há 40 anos, tendo como formação académica a Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.

Leccionou piano e formação musical durante 20 anos na escola Yamaha.  Através desta representou Portugal no Festival Europeu Electone em 1989, obtendo o 3º lugar.

Participou em inúmeras sessões de estúdio e em diversas orquestras de programas televisivos de onde se destacam: A Quinta do Dois com Carlos Cruz, A Filha da Cornélia com Fialho Gouveia, Parabéns com Herman José, Com Peso e Medida com Nicolau Breyner, bem como Festivais RTP da Canção.

Acrescenta-se à sua experiência profissional, a participação em orquestras de diversos teatros e eventos, tocando a solo também em hotéis tais como: Estoril Sol, Albatroz, Zenith e Ritz.

Foi pianista da Orquestra do Casino do Estoril durante oito anos.

 

 

 


Alexandre Diniz

alexandre dinis formacaomusical bw


Alexandre Diniz é natural de Lisboa e começou os seus estudos musicais aos 13 anos de idade. Frequentou o Instituto Gregoriano de Lisboa, a Academia de Amadores de Música e a Escola de Jazz do Hot Clube, onde estudou com Pedro Moreira, Carlos Barretto e Mário Laginha, entre outros. Frequentou vários Workshops com nomes como Rufus Reid, Clark Terry, Roland Hanna, David Liebman, Phil Markowitz, Maria Schneider, Aaron Goldberg ou Mark Turner. Licenciou-se em piano-jazz na ESMAE, tendo sido premiado com a distinção da fundação Eng. António de Almeida, por ser um dos 10 melhores finalistas no seu ano.

Desde os anos 90 que se mantém activo como músico profissional em diversas áreas, do Rock ao Jazz. Tocou com artistas como Rui Veloso, Paulo Gonzo, Mafalda Veiga, com o Pedro Madaleno Grupo, com a Orquestra dos Sons da Lusofonia de Carlos Martins, Nana Sousa Dias, entre muitos outros. Tocou em orquestras de programas de TV, escreveu o Songbook do Rui Veloso, gravou em inúmeras sessões de estúdio e escreveu e produziu música para cinema, teatro e publicidade. Em 2009 editou o seu primeiro CD de Jazz como líder, com composições da sua autoria, de título “Alba”, que contou com o apoio da RDP -Antena 2.

Como professor, conta também com uma larga experiência: Lecciona ou já leccionou Piano, Harmonia de Jazz, Formação Musical e Treino Auditivo. Actualmente é docente e membro da direcção pedagógica do JAMM.LX na ESTAL http://jammlx.blogspot.com. Ensina também na JBJazz, na ACT - Escola de Actores e na Crescendo. Foi um dos fundadores do Curso de Jazz da Academia de Amadores de Música e deu aulas na Escola de Jazz do Hot Clube, entre outras.

Website pessoal

 


Ciro Bertini

ciro bertini bw

 

Iniciou o estudo do piano aos 8 anos de idade. Foi aluno da Juventude Musical Portuguesa, da Academia dos Amadores de Música de Lisboa, da Escola de Música do Conservatório Nacional e do Hot Club de Lisboa.

Cumpriu o serviço Militar Obrigatório como músico na Escola Prática de Infantaria, em Mafra.

Concluiu o Curso de Animação Musical do Sindicato dos Músicos.

Frequentou a licenciatura em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa.

De Outubro de 2007 ao presente, é professor de piano e aulas de conjunto, na Improviso-Academia de Música de Oeiras.

Apresentou sessões de animação musical em várias escolas.

Trabalhou como pianista acompanhador de aulas de Dança Clássica.

Ao longo dos últimos 20 anos integrou vários grupos musicais de diversas áreas, entre os quais os de Luís Portugal, Nancy Vieira, Bonga, Sons da Fala, Anabela, Paulo de Carvalho, Tito Paris, Paulo Flores, António Chainho (nestes dois últimos como produtor e director musical), Fausto, Mísia e Fúria do Açúcar.

Colaborou em inúmeras obras discográficas como arranjador e intérprete.

Produziu ou co-produziu algumas dessas obras - entre as quais a faixa de Carlos do Carmo que integra o cd 'Um novo homem na cidade' - e também jingles publicitários para rádio e televisão.

Foi sócio-gerente de um estúdio profissional de gravação associado a uma editora discográfica.

Dirigiu recentemente a produção musical do trabalho comemorativo dos 50 anos de carreira do guitarrista António Chainho, que inclui nomes como Sara Tavares, Pedro Abrunhosa, Fernando Ribeiro, Rui Veloso, Paulo de Carvalho, Hélder Moutinho, Ana Bacalhau, Paulo Flores, Raúl Oliveira, Vanessa da Mata, Kepa Junkera, Ana Vieira e Filipa Pais.

 


João Espírito Santo

João Espirito Santo


João Espírito Santo iniciou o estudo do piano com o Professor Nuno Barroso, tendo ingressado posteriormente no Conservatório Nacional, na classe da Professora Olga Prats.

Estudou na Escola Superior de Música com o Professor Miguel Henriques (piano) e com a Professora Olga Prats (música de câmara). Obteve o primeiro prémio de piano no Concurso da Juventude Musical Portuguesa em 1988 e, ex aequo, em 1990. Em 1993 participou, em Barcelona, no Concurso Internacional Maria Canals. Estreou a Música Festiva nº 16 de Fernando Lopes Graça, obra que lhe é dedicada.

É licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa tendo estudado um ano na Università di Bologna.

Leccionou Piano e Práticas de Teclado na Academia de Artes e Novas Tecnologias, no Conservatório Regional de Castelo Branco, no Crescendo Centro Musical e na Escola Profissional de Música de Almada.

Entre 2009 e 2012 exerceu o cargo de pianista acompanhador no Conservatório Regional de Ponta Delgada, tendo-lhe sido atribuído um reconhecimento formal pelo trabalho realizado nos anos lectivos de 2010/2011 e 2011/2012.

Tem o mestrado em Ensino de Música (Piano), no Instituto Piaget.


 Voltar à Página Inicial

Save

Save

Save

Save

Save

Save

 

Newsletter




Horário e calendário

Escola de Música Improviso  : Home Professores Piano