Escola de Musica Improviso

Professores de Clarinete

Nuno Pinto

Nuno Pinto

Nuno Cachetas Pinto nasceu em 1991 no distrito de Braga. Estudou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga na classe do professor Filipe Silva e na Universidade de Aveiro na classe do professor Luís Carvalho, onde terminou com a classificação de 19 valores no exame final de clarinete. Concluiu em Junho de 2014 o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro com média final de 17 valores.

Frequentou cursos de aperfeiçoamento de Clarinete com os professores: Justo Sanz; Etienne Lamaison; Marrie Barriere; Luís Gomes; Astério Leiva; Juan Ferrer; Valdemar Rodriguez; António Saiote; Victor Pereira; João Santos; Luís Carvalho; Vicente Alberola; Luís Silva; Carlos Alves; Iva Barbosa; Alberto Bastos; Michel Arrignon; entre outros.

Participa regularmente em vários projetos de Música de Câmara como por exemplo o “Quarteto de Clarinetes de Aveiro” e o “Octeto de Sopros HERMITOS”, com o qual realizou a gravação de um CD.

Em 2012 orientou o naipe dos Clarinetes no “I Estágio de Orquestra de sopros da Academia de Música Em Diálogo”; em 2013 orientou o naipe dos clarinetes no “Encontro Nacional de Jovens Músicos” em Vieira do Minho e em 2015 orientou o naipe das Madeiras no “I Estágio de Sopros da Escola de Música da Banda de Arouca”.

Em 2007 alcançou o 1º Prémio da categoria A no “III Concurso Geral de Instrumentos Solistas”, realizado na Academia de Música de Vila Verde; em 2008 e 2009 foi selecionado para 1º clarinete nos VII e VIII Estágios da Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música – Oj.com e em 2012 foi selecionado para reforço principal da Orquestra Filarmonia das Beiras.

Lecionou a disciplina de clarinete e música de câmara nas seguintes instituições: Escola de Música de Leça da Palmeira; Academia de Música de Vila Verde; Conservatório de Música e Artes do Dão; Conservatório Artes e Comunicação de Oliveira do Bairro; AECA – Associação Educação Cultura e Artes de Amares e Em Diálogo – Associação para o desenvolvimento social da Póvoa de Lanhoso.

Em 2015 ingressou na Banda Sinfónica do Exército – Destacamento do Porto, na qualidade de músico - clarinetista e em 2016 concorreu e aprovou-se para 45º Curso de Formação de Sargentos do Quadro Permanente. Com a Banda Sinfónica do Exército apresenta-se regularmente como solista nas salas de maior renome nacional.

 


 

Voltar à Página Inicial

Save

Save

Save

Save

 
Escola de Música Improviso  : Home Professores Clarinete